Obama é Pop, o Pop não poupa ninguém

terça-feira, março 25, 2008

"Mamãe, virei capitalista
Quero bombar meu som na pista”.

Enquanto o João Brasil quer bombar seu som na pista, Barack Obama só que saber de bombar nas eleições americanas.

Barack Hussein Obama Jr é senador democrata pelo estado de Illinois, sendo o único com ascendência africana na atual legislatura. Além disso, é formado em Ciências Políticas pela Universidade de Columbia (Nova Iorque) e em Direito pela Universidade de Harvad (Massachusetts).

Em 1988, antes de entrar no curso de direito, Obama escreveu um livro, intitulado “Sonhos do Meu Pai”. O livro que é uma autobiografia, mostra o jovem Obama confuso e revoltado, com dificuldades para se autodescobrir, neste livro ele aborda a sua experiência com drogas como a maconha e a cocaína, talvez por essa sinceridade ao não omitir atos passados, mesmo aqueles que desafiam os padrões sociais, que torna Obama tão querido no eleitorado americano.

A maior parte dos eleitores de Obama se concentra na camada mais jovem da população, 61% dos jovens americanos com idade entre 18 e 24 anos, e nos americanos de 30/40 anos que viveram as mudanças sociais das últimas décadas.

Obama ganhou na 1ª prévia pelo Partido Democrata, em Iowa, no dia 3 de janeiro de 2008, saindo na frente de Hillary Clinton e John Edwards.Mas na 2ª prévia Hillary Clinton bateu Obama por três pontos percentuais nas primárias de Nova Hampshire,hoje, totalizando cerca de 20 primárias vencidas, Barack tem pelo menos 1.353 dos 2.025 delegados que ele precisa para garantir a vaga de candidato dos democratas na convenção do partido em agosto,e até lá muitas primárias virão.

Enquanto isso a luta por mais e mais apoio continua, até então Barack é apoiado claramente pelo Los Angeles Times, pela Rolling Stone,pela família Kennedy, pela escritora Toni Morrison, por George Clooney, Will Smith, Snoop Dog,Steven Spielberg, David Gaffen,Jeffrey Katzenberg,Jesse Dylan, Will I Am,Scarlett Johansson, Oprah Winfrey, e por tantas outras estrelas hollywoodianas,e no mais, Obama tem bombado no Youtube.

A campanha “Yes We Can” produzida por Jesse Dylan e Will I Am, disponível no site Youtube já foi acessada por 28,469 milhões de pessoas, caracterizando assim um novo marketing político, o marketing virtual, onde a internet tem, de fato, um peso relevante, equivalente ao mesmo peso que a televisão teve na década de 60 e o rádio teve na década de 40.

E além de bombar no Youtube, Obama pretende bombar também nas ruas, nada de panfletagem ou outdoors, Barack pretende mesmo é bombar nos pés dos jovens, e para tanto, o designer americano Van Taylor criou o Obama’s Shoes, que traz o candidato estampado juntamente com o slogan “YES WE CAN”.

O candidato Barack Obama parece realmente representar mudança, não só nas questões políticas, como também na moda, e está bombando também aqui no Brasil, é foco de uma reportagem especial publicada na Revista Piauí deste mês, feita por Larissa Macfarquhar e que você pode(DEVE) conferir aqui.

1 comentários:

Juliana disse...

bem informativo o texto. gostei (:
o título foi baseado naquela música dos engenheiros do hawaii, né? agora o refrão não consegue sair da minha cabeça...