Do the dance

domingo, março 30, 2008

Desde a criação do theremin no final da Primeira Guerra Mundial aconteceram muitos avanços tecnológicos que permitiram o advento de mais recursos sonoros para a música. Sintetizadores, gravadores digitais, computadores e softwares de composição e outros equipamentos e instrumentos eletrônicos foram responsáveis pelo surgimento da chamada música eletrônica, e o Justice, dupla francesa formada por Gaspard Augé e Xavier de Rosnay, sabe bem como utilizar esses elementos.

Esses elementos trazem para a música muitas possibilidades sonoras, e no clipe da música D.A.N.C.E essa idéia é transferida para o figurino. O clipe começa com um rapaz sentado na bancada de um pub vestindo uma calça jeans e uma blusa branca sintonizando um rádio, até que chega outro rapaz, que também veste uma blusa branca e uma calça jeans, e o chama para dançar. A partir desse momento começam a aparecer estampas nas camisas de ambos, e o que era apenas uma blusa básica branca torna-se um elemento diferenciado, plurissignificativo e que chama rapidamente atenção daquele que assiste.

A dificuldade em tornar o figurino dinâmico, é bem superado no clipe do Justice. As estampas que aparecem nas blusas acompanham o ritmo da música, e isso só é possível por causa das tecnologias de edição, resultado do avanço tecnológico na modernidade, assim como a própria música. Além disso, as estampas trazem um estilo simbólico com muitas cores e clara influência da pop art.

A pop art de Andy Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias, além da impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo. O pop art do figurino do Justice faz uma crítica irônica ao bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, à valorização da beleza, além da valorização do espetáculo, e tudo isso prende o telespectador, não só pelas cores vibrantes das estampas, como também pelo dinamismo. As estampas também brincam com as formas das letras e da própria blusa, que por vezes torna-se jaquetas e coletes. Como diria Patrice In Pavis, em relação a função do figurino “tudo é possível, nada é simples”, e no clipe do Justice todas as possibilidades foram utilizadas na composição do figurino, por isso nada nele é simples, é irreverente e uma boa base para aqueles que se interessam no assunto e também para aqueles que apreciam uma boa música eletrônica.

Confira o vídeo:

0 comentários: